Passeio na Web

Para você que navega na web com uma canoa, podemos te dar um transatlântico!!
maio 10, 2009

Flash, Silverlight e JavaFX , qual é o melhor serviço?

logo

A mais de dez anos a internet é dominada por aplicativos em Flash. Pesquisas dizem que 98% dos computadores que acessam a internet possuem o plugin desse programa instalado. Isso se dá por causa que os principais serviços hoje são baseados nessa tecnologia. Banners, serviços de vídeos (como o Youtube), jogos e qualquer tipo de interação que não era possível com HTML ou JavaScript (se bem que hoje quase tudo é possível em JS) era feito em Flash.

A Microsoft que não é nem um pouco boba, pensando em tudo isso entrou nesse mercado criando sua própria e “melhorada” versão de Flash, focando principalmente em vídeos e na integração com linguagem de programação do Microsoft Framework e banco de dados.

Outra “ex” grande do mercado de Software, a Sun Microsystems, baseada na potencia da sua linguagem opensource de programação, o Java, criou também sua versão, o Java FX, focando em portabilidade, e microprogramação.

Com toda essa briga fica a pergunta, principalmente para os desenvolvedores de internet. Qual é o melhor serviço. Vou alista, baseado em tudo o que tenho lido a respeito e opiniões colhidas e apresentação sobre os serviços, os pontos fortes e fracos de cada aplicação.

O Adobe Flash.

logo_flash

Em primeiro lugar não podemos nós esquecer que o Flash (hoje da Adobe que comprou a Macromedia, antiga produtora, hoje a maior empresa em gráficos do mercado) está no mercado a 10 anos. O que da uma superioridade imensa nessa briga. O fato de quase todas as maquinas possuírem o Flash Player instalado é uma grande vantagem.
Outra vantagem é que muitas produtoras estão acostumadas já a trabalhar com o flash. A versão 10 do Flash também trás uma grande vantagem, a produção em 3d nativa, de forma rápida e interessante.

flash

O grande problema no Flash ainda é a compactação dos vídeos (o que o Silverlight faz de uma forma muito melhor) e o tamanho dos aplicativos (que melhorou muito na versão 10) e por fim a péssima integração com banco de dados e linguagens de programação.

O Silverlight

logosilver

Transmissão dos jogos de Beijing 2008 pela NBC, campanha na internet do Barack Obama inteiramente em Silverlight é uma amostra da força desse novo aplicativo.

O Silverlight nasceu com o conceito de vídeo de alta definição, o que traz um ponto forte, assim a transmissão de vídeos é muito mais compacta, rápida e com altíssima qualidade, capaz de transmitir vídeos em qualidade HDTV (Hight Definition TeleVision) sem exigir muitíssima banda e capacidade de transmissão de vários vídeos simultaneamente.

Zoom Infinito? Nome correto é Deep Zoom, é a capacidade do Silverlight de armazenar imagens imensas sem uso de muita banda de internet, diminuindo a limitação do “peso” na internet.

silver

Mas na minha opinião o maior feito do Silverlight é sua alta integração com a plataforma dot net. Tudo criado no SIlverlight vira objeto, e você pode programar diretamente no XAML (uma coisa super interessante, pois tudo é transmitido no padrão XML), ou o que é o mais legal, programar em C#, VB, Java# ou qualquer linguagem suportada pelo .net, o que facilita na programação e na conversa entre servidores, brosewares e principalmente banco de dados.

Já no Flash você usa a linguagem nativa o ActionScript e se precisar acessar um banco de dados você precisa de forma sofrível trabalhar ou com PHP ou com outra linguagem que de suporte. Uma opção boa é integrar com Flex, linguagem da Adobe projetada especialmente para o trabalho com banco de dados e paginas dinâmicas.

O JavaFX

logo_fx

OpenSouce, Java e Mobile são as palavras que definem as vantagens do JavaFx. Ele é de graça e com linguagem aberta, você pode fuçar a vontade na código fonte e criar suas próprias bibliotecas e objetos. Uma vantagem é que se você manja bastante de Java e tem algum conceito sobre gráficos e vetores você está em casa.
Outra coisa maravilhosa é que ele foi especialmente pensado para criação de programas dinâmicos e gráficos para celulares e outras tecnologia móbile. Assim fica muito mais fácil você criar seu menu interativo, seu jogo e outros programas inovadores para plataformas móbiles com máquinas virtuais Java.
Aspectos negativos do JavaFx é que não foi dado muita importância ao vídeo nessa plataforma. Ele como aplicativo para internet deveria ser embutido e interpretado pelo navegador de internet, o que não acontece, pois ele executa em uma janela diferente, como se fosse um programa ou applet Java. Elementos em 3D é um ponto fraco tanto no JavaFx como no Silverlight acentuando-se no JavaFx.

javax

E por fim a Microsoft e a Adobe hoje são empresas que estão estáveis no mercado, porém, a Sun foi vendida a Oracle e ninguém tem definido o futuro das aplicações OpenSource da Sun.

Depende do que você quer.

question

Se você procura uma integração com banco de dados, e melhor performance em vídeos, o Silverlight hoje é o mais indicado. Aplicativos para mobiles, vá de JavaFx. Agora você quer um produto com tempo de mercado, líder em gráficos e potencial em 3D o Flash é a melhor opção.

Related Posts with Thumbnails

2 Comments to “Flash, Silverlight e JavaFX , qual é o melhor serviço?”

Leave a Comment



Mouse Eye Tracking by PicNet IT support services

Switch to our desktop site