Passeio na Web

Para você que navega na web com uma canoa, podemos te dar um transatlântico!!

Rastreando Automáticamente seus Pacotes

TweetSharebar Tweet   Caros amigos dessa embarcação, hoje a conversa vai interessar muito para quem faz compras internacionais/importações ou quem está esperando ansiosamente por aquela correspondência. Foi lançado ha poucos dias uma ferramenta que vai facilitar muitíssimo a vida de todos vocês, o Meu Entregador, sim a notícia é quentinha. Com essa nova ferramenta, você [...]

Quebrador de Links

Neste post, você irar descobrir como acabar com aqueles malditos protetores de links

Monetizando seu blog/forum com Skimlinks

TweetSharebar Tweet   Olá passageiros. Como muitos leitores já sabem o Passeio na Web existe há alguns anos (desde 2007), desde então venho tentando monetizá-lo (ganhar dinheiro com ele), pelo menos pagar seus custos, hospedagem, domínio, etc. No começo era bem difícil, testei diversas formas de monetização, dentre elas os mais famosos como AdSense e [...]

Pra quem gosta de blogs e livros

TweetSharebar Tweet   Olá passageiros Pra quem gosta de ler e gosta de blogs, tenho uma excelente recomendação!! Esse blog, pelo que eu sei, existia há um tempo atrás no blogspot (http://livreseblog.blogspot.com/), o intuito dele é falar sobre livros! Sim, óbvio né? O nome é de uma criatividade tremenda, realmente gostei e o mais legal [...]

Cursos Online Gratuitos

Passeio Na Web te fornecerá agora uma lista de instituições super conceituadas do mercado que oferecem cursos a distância, completamente online, e gratuitos

Aulas de Idiomas Na Sua Casa

Caros passageiros, hoje vamos compartilhar com vocês dois programas muito interessante para quem está interessado no aprendizado em línguas estrangeiras.

Comprando Perfume pela internet

TweetSharebar Tweet UPDATE Olá pessoal Infelizmente parece que o fragrancex não está mais honrando com seus compromissos. Então eu não recomendo mais a compra nele. Quer ficar atualizado?! Acesse: http://importabr.com.br/viewtopic.php?f=8&t=437 UPDATE Olá Passageiros Bom, como muitos de vocês sabem estou sem acesso ao blog durante o horário comercial, o que está realmente dificultando a continuidade [...]

Acabei o Ensino Médio e quero “Estudar Informática”

TweetSharebar Tweet Olá passageiros! Estou muito feliz por estar escrevendo meu primeiro post aqui no Passeio Na Web, mas antes de começar, gostaria de me apresentar. Meu nome é Aline Bergamo Camargo e estou no quinto semestre do curso de Processamento de Dados da FATEC Sorocaba. Acompanho o site há muito tempo e espero não [...]

Encontrando Emprego na Internet Parte Final – Vagas de Emprego

Finalmente o último post da serie Encontrando Emprego na Internet. Agora você vai descobrir aonde e como encontrar o seu emprego na internet. Os melhores sites, reunidos especialmente para você que está desempregado, ou atrás de uma vaga melhor.

Encontrando Emprego na Internet Parte II – Trainee e Estágios

Para você que está cursando o nível médio, técnico até o ensino superior e ainda não está estagiando, mostraremos 5 sites/serviços (instituições) para você encontrar seu estágio. Todos os serviços selecionados aqui podem ser utilizados gratuitamente.

Acabei o Ensino Médio e quero “Estudar Informática”

Escrito por alinebergamo Em 29 - outubro - 2009

Engenharia, Ciência, Técnico ... qual a diferença?

Olá passageiros! Estou muito feliz por estar escrevendo meu primeiro post aqui no Passeio Na Web, mas antes de começar, gostaria de me apresentar. Meu nome é Aline Bergamo Camargo e estou no quinto semestre do curso de Processamento de Dados da FATEC Sorocaba. Acompanho o site há muito tempo e espero não desapontá-los.

Quando comecei a decidir sobre o que seria o meu primeiro post, me lembrei de uma dúvida que eu tive durante muito tempo e que muita gente ainda tem. Depois que eu me formei no ensino médio, não sabia direito o que eu ia fazer da vida, até que resolvi “estudar informática”. Mas… qual curso fazer? Engenharia? Ciência? São tantos nomes! Será que é tudo a mesma coisa?

Pensando nisso, vou tentar explicar quais são as diferenças básicas entre os cursos de graduação da área de informática:

Curso Técnico

Um curso técnico não é um curso de graduação, mas é muito interessante se você tem interesse em seguir carreira, principalmente se você não conhece muito bem a área.

Ao contrário do que algumas pessoas pensam um técnico não estuda pra dominar o uso do pacote Office. Um curso técnico de Informática te apresenta para todas as áreas de atuação de um profissional de informática, como por exemplo: programação, gerência, redes, banco de dados, manutenção…

É claro que existem vários cursos técnicos e alguns têm foco mais específico (como o técnico em Manutenção de Computadores ou o técnico em Web Design), mas todos eles têm como objetivo dar base para a construção de uma carreira na área.

Curso de Tecnologia

Já um curso de Tecnologia é sim um curso de graduação. A vantagem desse tipo de curso é que ele é mais curto que os outros cursos de graduação, e as aulas são mais voltadas para a parte prática.

Existem vários cursos de tecnologia na área da informática, tanto em escolas públicas quanto particulares. Vou tentar explicar alguns deles:

  • Análise de Sistemas – Um curso de Análise de Sistemas tem como objetivo principal formar profissionais capazes de trabalhar na análise e no projeto de um sistema de informação, ou seja: um analista é capaz de identificar um problema, propor uma solução informatizada e programar o sistema.
  • Redes de Computadores – São estudadas todas as etapas da montagem de uma rede de computadores, desde a estrutura física até os cuidados relacionados à segurança da rede.
  • Gestão em Tecnologia da Informação – Cursos na área de gestão são mais voltados para a área administrativa. Esse curso ensinará conhecimentos básicos em diversas áreas da informática, e tem como foco formar pessoas capazes de gerenciar a administrar empresas de informática.

Ciência da Computação

O curso de ciência da computação estuda toda a arquitetura dos computadores e forma profissionais aptos a projetar e desenvolver sistemas de informação tanto para o uso comercial quanto para a indústria.

Engenharia da Computação

O curso de engenharia da computação, como todos os cursos de engenharia, tem muitas matérias de cálculo. É um curso bastante voltado para a parte de hardware (arquitetura de computadores), mas dependendo da faculdade o curso pode focar a parte de programação também.

Espero que tudo que eu escrevi sirva para esclarecer um pouco o que cada um desses cursos ensina e, caso você leitor se interesse em embarcar no mundo da informárica, não se esqueça que independente do curso, essa é uma área que depende muito mais da sua vontade de aprender e conhecer as novas tecnologias do que qualquer outra coisa, então prepare-se para estudar muito!

Para saber mais:

Algumas faculdades públicas com os cursos citados:

FATEC

UNESP

UNICAMP

USP

Related Posts with Thumbnails

2 Responses to “Acabei o Ensino Médio e quero “Estudar Informática””

  1. [...] This post was mentioned on Twitter by Rafael Roman, Rafael Roman. Rafael Roman said: Acabei o Ensino Médio e quero “Estudar Informática”: Olá passageiros! Estou muito feliz por estar escrevendo m.. http://bit.ly/1W9ysX [...]
  2. AlineBergamo disse:
    Encontrei esse blog e achei legal complementar o post:
    http://www.soutecnologo.com.br/

    Pra quem ainda tem dúvidas sobre a formação de um tecnólogo ou sobre cursos de tecnologia, vale a pena acessar…

Deixe seu comentário

Acompanhe

  • acompanhe
  • acompanhe
  • acompanhe

Digite seu e-mail
e receba nossos artigos

Mouse Eye Tracking by PicNet IT support services

Switch to our mobile site